quinta-feira, 4 de agosto de 2011

[Dicas] Segurança Alimentar na sua Cozinha

Por mais que tudo pareça correto e limpo, a cozinha é o ponto de encontro preferido das bactérias e um lugar onde elas proliferam livremente: um verdadeiro paraíso de reprodução de micro-organismos dentro de casa. Para reduzir a festa dos micróbios, é preciso conhecer os principais fatores que favorecem a contaminação de alimentos e utensílios.


Comida sobre o fogão: Apenas 30 minutos são suficientes, para permitir a multiplicação das bactérias nos alimentos que estão fora de refrigeração ou fora do aquecimento, ou seja, qualquer alimento fora da faixa de temperatura segura, abaixo de 4°C ou acima de 65°C, corre riscos de proliferação microbiana. Portanto, coma os alimentos que estão quentes.

Escorredor de louças: Se não for higienizados corretamente, também será alvo para transporte de bactérias através das louças que você lavou, e as colocou para secar.

Esponja de lavar louças: Podendo abrigar até 250 milhões de bactérias, de origem fecal, acumuladas através das mãos mal lavadas e passagem de insetos, isso quando não caem no chão.

Lixeira de pia: Se não houver retirada regularmente dos resíduos, e não houver higienização correta do recipiente, poderá transmitir bactérias as louças limpas que estão no escorredor e também aos alimentos não ingeridos que estão sendo preparados.

Pano de pia: Úmidos, podem acumular germes e bactérias por até três dias. Aconselho utilizar panos descartáveis, por exemplo, o *Perflex.

Pregador do Varal: Não são recomendáveis para se fechar embalagens de alimentos, são transporte de luxo para as bactérias. Utilizar sempre pregadores específicos para alimentos, ou colocá-los em um recipiente com tampa vetada.

Tábua de madeira: É, isso sim, mesmo com tantas orientações e apelos publicitários, ainda sim observamos pessoas, ou até mesmo estabelecimentos, utilizando, e sem sombra de dúvidas é um refúgio, onde as bactérias e micro-organismos viverão felizes para sempre. Porque NÃO adianta lavar com água, sabão antibactericida, utilizar água fervente ou até mesmo expor a luz do sol, que elas estarão lá ainda, firmes e fortes para contaminar o alimento que for exposto a ela.


Dica Nutricional: Substitua os utensílios de madeira, por utensílios de Etileno, nome dado aqueles utensílios de plástico branco, resistente. Eles sim, com uma correta higienização, fará com que os processos de preparos de alimentos em sua casa fique mais seguro. Evite utilizar panos de pias, e sim "rodinhos" de plásticos para secagem da superfície. Utilize panos de pratos somente para secar louças, e toalhas para secagem das mãos. O álcool 70%, comercializados nas gôndolas dos Supermercados, são excelentes para desinfeção de superfícies e  utensílios, mas só se utilizado após a lavagem dos mesmos, com água e sabão (esse sim são indispensáveis), e lembre-se não deixá-lo próximo ao fogão, e colocá-lo sempre em um local seguro evitando assim acidentes domésticos.


*Nome mencionado do produto, sem fins lucrativos, somente para exemplo.


Fonte: Revista Conselho Regional dos Nutricionistas

0 comentários:

Postar um comentário