Antes de apagar o último cigarro, mude a alimentação. Essa é a dica de um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que descobriram que certos alimentos têm o poder de melhorar ou piorar o gosto do tabaco. Dos 209 participantes do estudo, 45% disseram que o consumo de leite, iogurte, frutas, legumes e sucos naturais diminuiu sua vontade de fumar. Por outro lado, esses mesmos participantes tinham mais desejo de acender um cigarro depois do consumo de doces, café, refrigerantes e álcool.
Para os pesquisadores, a descoberta é importante porque incentiva fumantes a adotarem hábitos alimentares saudáveis antes de tentar largar o vício e não depois, o que evita o ganho de peso comum entre os ex-fumantes, ajuda a melhorar a disposição e alivia sintomas da crise de abstinência.
A saúde dos fumantes geralmente não é boa e que melhorar a alimentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.
Mudanças nutricionais ajudam a controlar a ansiedade e recuperam o organismo, em especial o sistema respiratório, pois a maioria dos fumantes são sedentários, ingere alimentos calóricos e abusa do café, do álcool e dos carboidratos. Além disso, consome poucas fibras, vitaminas e minerais, o que facilita o aparecimento de doenças.
Vitamina C e Vitaminas do Complexo B para Fumantes
Quem fuma há muito tempo deve aumentar a ingestão de antioxidantes como a vitamina C e as vitaminas do complexo B. Abaixo indicações de alguns alimentos para quem fuma:
- O brócolis, couve flor e repolho contém sulforafano, um antioxidante que ajuda a recuperar o pulmão. Já a batata é rica em carboidrato e diminui a ansiedade provocada pela falta do cigarro, assim como a banana, que é rica em magnésio. Frutas cítricas como a laranja, o caju, o limão e a acerola são excelentes fontes de vitamina C, que previnem o envelhecimento precoce;
- Tomate, Melancia e Goiaba são fontes de licopeno, que além de combater o envelhecimento das células, estimula o sistema de defesa do organismo;
- Aloe Vera rica em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes. Fonte ainda de aminoácidos e enzimas importantes para o metabolismo. Tem importante papel na saúde digestiva e no processo de desintoxicação;
- Uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto, atuam no combate aos radicais livres.
- Chocolate amargo (com 70% de cacau ou mais em sua composição), possui substâncias com ação antioxidante.
- Alho fornece antioxidantes como a aliina e alicina. Deve ser consumido cru na forma de tempero, por exemplo.
- Óleo de coco de excelente ação antioxidante, pode ser utilizado em sucos e saladas.
- Arroz, aveia e pão integral são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso, circulatório e digestivo.
As fibras desses cereais ajudam a proteger o tubo digestivo. - Maçã rica em sais minerais como o fósforo e as vitaminas B1, B2 e niacina, nutrientes essenciais para evitar a fadiga mental, estimular o cérebro e fortalecer o sistema nervoso, a maçã não deve faltar na mesa de quem está tentando se livrar do cigarro.
- Azeitonas, nozes, castanhas e abacate são essenciais para o consumo de gorduras na forma natural, evita o aumento de colesterol no sangue e favorece o bom funcionamento do coração, órgão bastante afetado pelo uso de cigarro. Normalmente, o fumante se alimenta mal, o que contribui para níveis alterados de colesterol, principalmente diminuição do HDL.
Definições
Os antioxidantes protegem as células da ação danosa dos radicais livres, produzidos pelo fumo e os desintoxicantes favorecem a eliminação de toxinas
O que acontece quando a fumaça entra na circulação e atinge todos os órgãos e sistemas?
É simples: ela leva radicais livres, monóxido de carbono (que impede a adequada oxigenação), além de substâncias cancerígenas e tóxicas a diversas partes do corpo, como ao coração, podendo causar infarto; ao pâncreas, aumentando o risco de desenvolvimento de câncer e diabetes; e à pele, elevando a incidência de rugas e aumentando as chances de apresentar queloide e má cicatrização.
Estatísticas
Para se ter ideia, segundo informação publicada no site do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o consumo de derivados do tabaco causa:
- 50 doenças diferentes;
- Provoca cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil;
- A cada hora, 23 pessoas perdem a vida por causa da dependência.
Dica Nutricional: Hábitos não se transformam da noite para o dia. Transforme seu cardápio lentamente até ganhar confiança para a mudança maior, que é parar de fumar, justamente para não gerar ainda mais ansiedade. E lembrando que as principais doenças causadoras de morte por fumo, infarto, câncer e diabetes, são também consequências de hábitos alimentares irregulares.
0 comentários:
Postar um comentário