Existem muitas dúvidas em relação ao consumo de açúcar. Qual a diferença entre eles? Qual o mais saudável? Vamos esclarecer tudo!!!
As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é : quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto “mais bonito”, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes.
A diferença calórica entre os vários tipos de açúcar no mercado é ínfima. No entanto, o processo pelo qual cada um passa, afeta a quantidade de vitaminas e sais minerais presentes neles.
Nas prateleiras do Supermercados existem, pelo menos, seis tipos de açúcares.
O açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento.
O açúcar mascavo tradicional é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom-escuro, em função da variedade e da estação do ano em que é a cana é colhida. Por não passar por processo de refinamento, ele mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar, apesar disso a diferença calórica não é significativa.
O açúcar orgânico no plantio da cana-de-acúcar não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável.
O açúcar refinado é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.
A Frutose é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.
Fontes:
0 comentários:
Postar um comentário