segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[Cultura Nutricional] A História da Alimentação

Montei esse post, para relembrar as evoluções de uma história alimentar em homenagem ao Dia 16 de Outubro, que se comemora o Dia Mundial da Alimentação!!!

A História da Alimentação



A alimentação exerce grande influência sobre o indivíduo, principalmente sobre sua saúde, sua capacidade de trabalhar, estudar e de se divertir.Exerce influência cultural, devido a impactos ambietais e crescimento demográfico.
Passando pela Pré-História, Idade Média, Alimentação nos Tempos Modernos e Idade Contemporânea acompanhamos a evolução dos hábitos alimentares dentro do contexto de cada época.
Fatos marcantes revelam a evolução no aspecto alimentar comparado aos nossos antepassados. A começar pela Idade Média, marcado pela economia de subsistência, lembram-se??? Era a economia baseada na agricultura ou na pecuária que só serve para alimentar e vestir a própria família ou um grupo social na qual não se produz excedentes para o comércio. Eram as piores condições de alimentação possíveis, sendo que nessa mesma época as classes urbanas se privilegiavam com a economia do mercado, ousavam na modificação dos sabores. Já nos Tempos Modernos, marcado pelo grande crescimento demográfico, entre os séculos XVI e XVII, na Europa a queda do consumo de carne enquanto a arte culinária ascendia um mercado de divulgação da modernização francesa e também a elaboração dos livros de culinária.
Não podemos deixar de lado ao aumento no consumo dos açúcares, a produção era enorme, em países como o Brasil, por exemplo, só que ainda as custas de escravos.
Na Época Contemporânea, destacamos Séculos XVIII, XIX e XX, marcada pela Revolução Industrial, com a importação de alimentos e condições sanitárias precárias. Em entre os anos de 1822 a 1930,aqui no Brasil, havia a entrada de imigrantes, para trabalharem, e a influência na cultura alimentar deu início, pois esses imigrantes eram italianos e alemães. E em 1930, com o início da industrialização, houve a decadência da agricultura. A expansão cultural dos investidores ingleses, aqui, importava-se bens de consumo, máquinas e bens de produção, era o "boom" da indústria, fabricação de fertilizantes, equipamentos para a agricultura pesados, mecanização agrícola entre outros...Era o início de uma nova economia, mas não parou aí, a troca da vida rural pela urbana, mudanças no padrão de trabalho, alimentação fora de casa, aumento no consumos de cereais, no consumo de gorduras, como por exemplo as oleaginosas (nozes, castanha-do-pára, avelã, castanha-de-cajú, etc...) e o aumento no consumo do leite, eram características alimentares daquela época também. Então nascem os restaurantes antes conhecidos como Tabernas, Estalagens, mas agora Cozinhas de rua, Restaurantes. Nascem também os mercados municipais de rua, singelos e populares, mercados pequenos e mais tarde os Supermercados características importantes da Época Contemporânea também.
A indústria de alimentos estudava maneiras de higiene e conservação dos alimentos, afinal já estava em prática as novas tecnologias de plantação, colheita, irrigação e fertilização, portanto a indústria tinha que pensar em meios de conservar os alimentos tempo x espaço.
É curioso, mas quem inventou os meios de engarrafamento e conservas? E a comida enlatada então?
Eu respondo, os meios de engarrafamento e conservas, foi estudado pelo Francês, inventor e industrial, Nicolas Appert, descobriu que o aquecimento de alimentos em recipiente fechados poderia interromper o processo de fermentação. Peter Durand, patenteou em 1810 no Reino Unido, substituindo os vidros de Nicolas Appert, por latas de ferro estanhado, iniciando então o uso de latas de metal. Ah! Curiosamente o abridor de latas foi criado em 1815, por que será? Mas voltando as latas, tinham um custo muito alto e eram difícil de abrir, desmotivando assim os consumidores da época, desde então o processo de produção dessas latas conservadoras de alimentos tem se aprimorado, fazendo com que seu custo fique cada vez menor, são cada vez mais utilizadas, prejudicando assim nosso incentivo a sustentabilidade, mas isso é outro assunto e também, as latas eram a única maneira de manter as características do alimentos para sustentar grandes tropas que saiam de navios para as guerras. Para finalizar, o processo de autoclave (esterilização) foi concretizado pelo também Francês Chevallier Appert, através da continuidade do trabalho de conservação dos alimentos, por Nicolas Appert. Louis Pasteur, Cientista Francês também excerce importância nas descobertas da química e medicina, pelos processos que azedava vinhos e cervejas e no processo de pasteurização.
Acontecem 2 grandes importantes Reformas Alimentares, com o progresso nos transportes e agricultura e teoria vitalícia, aparecem os vegetarianos, campanhas contra o álcool, cigarro e alimentos modificados, criação de gados leiteiros e de corte, aumento no consumo da carne, consequentemente e o resultado disso, aumento de doenças pelo culto à gastronomia, sim, ela também tem suas inglórias.
 E agora o " boom"do momento é a "New Nutrition" estudo da composição dos alimentos, advertência para o consumo de álcool e do colesterol, a Era dos "Alimentos Prontos para Servir" refeições fora de casa, uso de microondas, consumo de cerveja, açúcares refinados, salgadinhos, biscoitos, alimentos congelados, embutidos e o pior, a Era " Mcdonaldização" e paralelamente há o aparecimento de novos hábitos alimentares, aumentando o uso de fibras, frutas e hortaliças, cozimentos curtos, temperos discretos e mais saudáveis, crescimento das cozinhas internacionais, principalmente a chinesa, japonesa, árabe, indiana, italiana ...
Cada vez mais diminui as diferenças das práticas alimentares e de hábitos alimentares entre os países e a valorização do modelo rural de alimentação enfatiza cada vez mais os hábitos alimentares e atualmente presenciamos ainda o pior, a crise de fome nos países de terceiro mundo, tudo acontecendo ao mesmo tempo.




0 comentários:

Postar um comentário