Diariamente, todos consomem alimentos que em sua composição estão presentes estes tipos de elementos, principalmente os industrializados.
De maneira geral, o termo "gomas vegetais" indica um grupo de polissacarídeos complexos, dispersíveis em água, utilizados extensivamente na indústria de alimentos, como estabilizantes, espessantes e como substâncias ligadoras. Exemplo: goma arábica, goma guar, carragenanas, alginatos e outras. Existem ainda gomas de origem microbiana: goma dextrana e goma xantana.
Abaixo, exemplos de dois tipos de goma, porém todas são úteis e cada uma com sua especificidade para cada tipo de alimento, dependendo da reação química e interação com os outros ingredientes utilizados para obter um resultado final adequado na indústria alimentícia.
Goma Xantana é um heteropolissacarídeo (tipo de polissacarídeo, ou seja, são estruturas constituídas por mais de um tipo de açucar), obtido através da fermentação do amido de milho juntamente com uma bactéria (boa) conhecida como Xanthomonas Campestris que a sintetiza evitando assim sua desidratação. Suas características são como um pó branco ou amarelo, com odor semelhante ao da terra.
Possui um grande poder espessante (macromolécula que se dissolve facilmente em água, provocando um aumento da viscosidade de modo que resulta um efeito gelificante).
É utilizada para a fabricação de molho para saladas, bebidas, geléias, produtos cárneos, enlatados e sopas.
Goma Guar é um tipo de fibra alimentar solúvel, extraído de uma parte da semente de um vegetal, conhecida como Cyamoposis tetragonolobus, também classificado como um polissacarídeo , são estruturas constituídas por mais de um tipo de açúcar, que, em contato com água, forma um gel altamente viscoso, utilizado pela indústria alimentícia, como espessante, geleificante, emusificante e estabilizantes. Também existem cápsulas de origem fitoterápicas, sendo comercializadas, pelo poder laxante e poder de aumento da saciedade que ela oferece.
Sem esses tipos de substâncias, entre outras, como os conservantes artificiais que você observa na "letrinhas" das embalagens, que provocam reações nos alimentos, não haveria, o tempo prolongado de prateleira no Supermercado e nem o sabor agradável que o alimento proporciona quando é consumido.
Dica Nutricional: Vamos observar as embalagens dos alimentos que consumimos, e incluir na nossa rotina diária, menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais!
0 comentários:
Postar um comentário