"...Nada como tomar um chope com os amigos depois do trabalho, saborear aquele tradicional churrasco das tardes de sábado (com a latinha de cerveja acompanhando a carne, claro) e dividir o resto do final de semana entre a cama e o sofá, à frente da TV. Se você se identificou com o perfil , está sob o risco de ter um piripaque. "Pacientes sedentários têm um risco de mortalidade maior em relação àqueles com problemas de coração, mas que realizam alguma atividade física regularmente"
O Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século,está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
É importante ressaltar que a falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
As consequências da epidemia do sedentarismo para a saúde física incluem doenças, entre as mais conhecidas, o diabetes, a hipertensão, a hipercolesterolemia (ocorrência de alto nível de Colesterol no sangue), a obesidade, diversas formas de câncer, a osteoporose, calculose renal, biliar e podendo causar até disfunção erétil. Em relação a saúde mental, os efeitos não são menos devastadores.
Quando recebemos o diagnóstico dessas doenças relacionadas ao sedentarismo, precisamos estar preparados para não apenas contar com as propostas médicas baseadas em terapias farmacológicas ou cirúrgicas, porque a um significante número por trás dessas doenças crônico-degenerativas que correspondem por mais de 70% de gastos com a saúde pública no Brasil, resultante da falta de conscientização a comportamentos que vão à frente o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo.
A importância de prescrever e monitorar o nível de atividades físicas em pacientes, é responsabilidade de um profissional de saúde moderno e preparado.
Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.
- Adultos devem realizar, no mínimo,30 minutos de atividade física, pelo menos cinco dias da semana de intensidade moderada;
- Levante-se para trocar o canal da televisão, assim você vai eliminar 3 calorias, do contrário vai eliminar apenas 1 caloria utilizando o controle remoto;
- Abrir o portão de maneira tradicional, ou seja, sem acioná-lo através do controle, faz com que seu corpo elimine 3 calorias também;
- Esperar por uma pizza em casa, durante 30 minutos, você vai eliminar 15 calorias. Cozinhando, pelo mesmo período você elimina 25 calorias;
- Digitar e enviar Emails no período de 4 minutos vai eliminar 2 calorias. Andar um minuto, até o colega de trabalho, ou falar em pé durante 3 minutos vai eliminar 6 calorias.
- Ficar sentado durante 30 minutos elimina 30 calorias. Ficar em pé durante 60 minutos gasta 70 calorias.
- Estacionar o carro bem próximo ao destino é habito de muitos sedentários, essa atitude e caminhar por mais 10 segundos elimina 0,3 calorias (quase nada). Andar por 2 minutos 5 vezes por semana, consomem 8 calorias.
- Dirigir por 40 minutos e andar mais 5 minutos dentro do estacionamento consomem 22 calorias. Substituir esse hábito por caminhar durante 15 minutos até o ponto de ônibus, duas vezes ao dia, favorece a perda de 60 calorias.
- Levar o cachorro até a porta, consome 2 calorias. Passear com ele durante 30 minutos consome 150 calorias.
- Levar o carro ao lava rápido 1 vez por semana gasta 18 calorias. Deixar a preguiça de lado e lavá-lo consome 300 calorias.
Dica Nutricional: A disciplina de praticar atividades físicas diariamente, realizar alimentação equilibrada, sem exageros e consultar um médico regularmente, realizando exames de rotina é fundamental para prevenir doenças crônico-degenerativas e sedentarismo.
Fontes:
0 comentários:
Postar um comentário