Como Ser Saudável?

Aprenda 10 passos para uma Qualidade de Vida Adequada e uma Alimentação Equilibrada.

Como se livrar do mal do século??? O Sedentarismo

Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.

Gomas Vegetais

Diariamente, todos consomem alimentos que em sua composição estão presentes estes tipos de elementos, principalmente os industrializados.

14 de Outubro "Dia do Ovo"

A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de Outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”.

A Verdade Sobre a Comida

Veja minha dica de leitura para o Mês de Outubro e conheça mais sobre os alimentos com seus fatos científicos e dicas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

[Fique Por Dentro] Alimentos 100% Funcionais

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde.
Essas substâncias não são novidade, como às vezes prega a indústria de alimentos.
As Isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5.000 anos.
O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou artificiais, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais rico em fibras.
E para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem. Mas não se entusiasme demais com os rótulos: 1 litro de leite enriquecido com Ômega 3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.

Lista de Alimentos 100% Funcionais: 

Tomate

Como atua no organismo: O tomate possui uma substância chamada Licopeno, responsável pela sua cor vermelha e precursor da vitamina A. Estudos mostram relação entre o Licopeno e a baixa incidência de câncer de próstata.
Como consumir: Em saladas, sucos, ou preferencialmente como molho, pois a absorção do Licopeno é maior quando o tomate é processado.
Como armazenar: Mante-lo refrigerado sempre, independente se esta em seu estado natural ou industrializado.
Alimentos substitutos: Melancia e Goiaba.


 Peixe

Como atua no organismo: Uma dieta a base de peixe está ligada a baixa incidência de mortalidade por doença coronariana. Os possíveis mecanismos biológicos que reforçam a relação entre ácido graxos Ômega 3 e a prevenção de doenças cardiovasculares incluem a estabilidade dos batimentos cardíacos, regulação da coagulação sanguínea, contração e relaxamento das paredes arteriais e manutenção dos baixos níveis de triglicérides sanguíneos.
Como Consumir: De preferência aos assados ou grelhados, porque os peixe fritos podem perder a estrutura química dos ácidos graxos anulando assim os efeitos benéficos.
Como armazenar:  Não podem ser mantidos fora de refrigeração.
Alimentos substitutos: Linhaça, óleo de canola e azeite extravirgem.

  Soja

Como atua no organismo: A soja possui proteínas de alta importância: o ácido fólico e as isoflavonas. Estudos mostram que as isoflavonas estão relacionadas com a atenuação dos sintomas da menopausa, prevenção de fraturas e redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (bom colesterol).
Como consumir: A soja é muito versátil e pode ser consumida de várias formas: tofu, sopas, bolinhos, hambúrgueres, almôndegas, biscoitos e massas.
Como armazenar: Mantendo longe de umidade, em local fresco e arejado.
Alimentos substitutos: Não há.

 Brócolis

Como atua no organismo: O brócolis é representante da família das crucíferas, sendo rico em Isotiocianatos, Indóis, Tiocianatos e Nitrila - substâncias químicas que atuam como antioxidantes na prevenção de diversos tipos de câncer e degeneração macular.
Como consumir: Cozido no vapor, para evitar perda de nutrientes. Também pode ser usado em tortas, bolinhos e risotos.
Como armazenar: Sob refrigeração e dentro de saquinhos plásticos, sem ar.
Alimentos substitutos: Couve de bruxelas, repolho e couve flor.

  Maça

Como atua no organismo: Contém uma substancia chamada Quercetina - um potente antioxidante que atua na redução de doenças cardiovasculares e diminui a taxa de bactérias na boca, evitando cáries.
Como consumir: In natura, assada, em bolos, biscoitos ou tortas.
Como armazenar: Na geladeira.
Alimentos substitutos: Não há.


 Cenoura 

Como atua no organismo: A cenoura é rica em Betacaroteno, precursor da vitamina A. Estudos têm encontrado relação entre o consumo da cenoura e a proteção contra o câncer de garganta, boca e mama.
Com consumir: Crua ou cozida no vapor, no preparo de receitas tanto doces quanto salgadas.
Como armazenar: Na geladeira.
Alimentos substitutos: Mamão, abóbora e tomate.


Fonte:
Inar de Castro - Pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[Cultura Nutricional] A História da Alimentação

Montei esse post, para relembrar as evoluções de uma história alimentar em homenagem ao Dia 16 de Outubro, que se comemora o Dia Mundial da Alimentação!!!

A História da Alimentação



A alimentação exerce grande influência sobre o indivíduo, principalmente sobre sua saúde, sua capacidade de trabalhar, estudar e de se divertir.Exerce influência cultural, devido a impactos ambietais e crescimento demográfico.
Passando pela Pré-História, Idade Média, Alimentação nos Tempos Modernos e Idade Contemporânea acompanhamos a evolução dos hábitos alimentares dentro do contexto de cada época.
Fatos marcantes revelam a evolução no aspecto alimentar comparado aos nossos antepassados. A começar pela Idade Média, marcado pela economia de subsistência, lembram-se??? Era a economia baseada na agricultura ou na pecuária que só serve para alimentar e vestir a própria família ou um grupo social na qual não se produz excedentes para o comércio. Eram as piores condições de alimentação possíveis, sendo que nessa mesma época as classes urbanas se privilegiavam com a economia do mercado, ousavam na modificação dos sabores. Já nos Tempos Modernos, marcado pelo grande crescimento demográfico, entre os séculos XVI e XVII, na Europa a queda do consumo de carne enquanto a arte culinária ascendia um mercado de divulgação da modernização francesa e também a elaboração dos livros de culinária.
Não podemos deixar de lado ao aumento no consumo dos açúcares, a produção era enorme, em países como o Brasil, por exemplo, só que ainda as custas de escravos.
Na Época Contemporânea, destacamos Séculos XVIII, XIX e XX, marcada pela Revolução Industrial, com a importação de alimentos e condições sanitárias precárias. Em entre os anos de 1822 a 1930,aqui no Brasil, havia a entrada de imigrantes, para trabalharem, e a influência na cultura alimentar deu início, pois esses imigrantes eram italianos e alemães. E em 1930, com o início da industrialização, houve a decadência da agricultura. A expansão cultural dos investidores ingleses, aqui, importava-se bens de consumo, máquinas e bens de produção, era o "boom" da indústria, fabricação de fertilizantes, equipamentos para a agricultura pesados, mecanização agrícola entre outros...Era o início de uma nova economia, mas não parou aí, a troca da vida rural pela urbana, mudanças no padrão de trabalho, alimentação fora de casa, aumento no consumos de cereais, no consumo de gorduras, como por exemplo as oleaginosas (nozes, castanha-do-pára, avelã, castanha-de-cajú, etc...) e o aumento no consumo do leite, eram características alimentares daquela época também. Então nascem os restaurantes antes conhecidos como Tabernas, Estalagens, mas agora Cozinhas de rua, Restaurantes. Nascem também os mercados municipais de rua, singelos e populares, mercados pequenos e mais tarde os Supermercados características importantes da Época Contemporânea também.
A indústria de alimentos estudava maneiras de higiene e conservação dos alimentos, afinal já estava em prática as novas tecnologias de plantação, colheita, irrigação e fertilização, portanto a indústria tinha que pensar em meios de conservar os alimentos tempo x espaço.
É curioso, mas quem inventou os meios de engarrafamento e conservas? E a comida enlatada então?
Eu respondo, os meios de engarrafamento e conservas, foi estudado pelo Francês, inventor e industrial, Nicolas Appert, descobriu que o aquecimento de alimentos em recipiente fechados poderia interromper o processo de fermentação. Peter Durand, patenteou em 1810 no Reino Unido, substituindo os vidros de Nicolas Appert, por latas de ferro estanhado, iniciando então o uso de latas de metal. Ah! Curiosamente o abridor de latas foi criado em 1815, por que será? Mas voltando as latas, tinham um custo muito alto e eram difícil de abrir, desmotivando assim os consumidores da época, desde então o processo de produção dessas latas conservadoras de alimentos tem se aprimorado, fazendo com que seu custo fique cada vez menor, são cada vez mais utilizadas, prejudicando assim nosso incentivo a sustentabilidade, mas isso é outro assunto e também, as latas eram a única maneira de manter as características do alimentos para sustentar grandes tropas que saiam de navios para as guerras. Para finalizar, o processo de autoclave (esterilização) foi concretizado pelo também Francês Chevallier Appert, através da continuidade do trabalho de conservação dos alimentos, por Nicolas Appert. Louis Pasteur, Cientista Francês também excerce importância nas descobertas da química e medicina, pelos processos que azedava vinhos e cervejas e no processo de pasteurização.
Acontecem 2 grandes importantes Reformas Alimentares, com o progresso nos transportes e agricultura e teoria vitalícia, aparecem os vegetarianos, campanhas contra o álcool, cigarro e alimentos modificados, criação de gados leiteiros e de corte, aumento no consumo da carne, consequentemente e o resultado disso, aumento de doenças pelo culto à gastronomia, sim, ela também tem suas inglórias.
 E agora o " boom"do momento é a "New Nutrition" estudo da composição dos alimentos, advertência para o consumo de álcool e do colesterol, a Era dos "Alimentos Prontos para Servir" refeições fora de casa, uso de microondas, consumo de cerveja, açúcares refinados, salgadinhos, biscoitos, alimentos congelados, embutidos e o pior, a Era " Mcdonaldização" e paralelamente há o aparecimento de novos hábitos alimentares, aumentando o uso de fibras, frutas e hortaliças, cozimentos curtos, temperos discretos e mais saudáveis, crescimento das cozinhas internacionais, principalmente a chinesa, japonesa, árabe, indiana, italiana ...
Cada vez mais diminui as diferenças das práticas alimentares e de hábitos alimentares entre os países e a valorização do modelo rural de alimentação enfatiza cada vez mais os hábitos alimentares e atualmente presenciamos ainda o pior, a crise de fome nos países de terceiro mundo, tudo acontecendo ao mesmo tempo.




quinta-feira, 13 de outubro de 2011

[Agenda] 14 de Outubro "Dia do Ovo"





A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de Outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”. Esta campanha vai reunir, pela primeira vez, representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde os produtores, passando por fornecedores de genética, saúde, nutrição, equipamentos e embalagens até o varejo. 
Comemorado sempre na segunda Sexta-feira do mês de Outubro o Dia Mundial do Ovo foi criado pela International Egg Commission, com sede em Londres. O objetivo é levar informação e esclarecer a população sobre os Mitos e Verdades a respeito deste alimento. Para isso, serão realizadas no Brasil ações simultâneas em 10 Estados: São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. 
O Ovo é um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente acessível. O colesterol presente em sua gema, também possui propriedades importantes para o organismo.
Por se tratar de um alimento nutricionalmente completo e de alta qualidade, torna-se um alimento mundialmente consumido. Apresenta vitaminas e minerais que ajudam na homeostase do organismo e por ser rico em proteína animal de alto valor biológico fornece aminoácidos essenciais que nosso corpo é incapaz de sintetizar. Vitaminas do complexo B, A, E e K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenóides como luteína e zeaxantina e também fonte importante de colina, um importante componente do cérebro que também são características fisiológicas desse alimento. Demonstrando o seu incontestável valor nutricional pode ser comparado ao leite materno, pois reúne todos os nutrientes necessários para a vida.
Já o consumo do ovo no Brasil é relativamente baixo são consumidos por ano 129 unidades por pessoa, comparados a outros países. Quem lidera esse ranking é o México com um consumo de 342ovos/ano, em seguida o Japão com 330 ovos/ano e em terceiro a China com o consumo de 300 ovos/ano. Devido as pesquisas realizadas nas décadas de 80 e 90 os ovos foram descartados dos hábitos alimentares por ser responsável em aumentar níveis séricos de colesterol, doenças isquêmicas do coração e aterosclerose. Mas tudo era uma questão cultural, pois a preocupação com a saúde viria em primeiro lugar, e esse foi o motivo da diminuição do consumo do ovo no Brasil.
Estudos ainda são insuficientes sobre o consumo do ovo, para avaliar os riscos e benefícios. Portanto desenvolvimento de pesquisas ainda são necessárias para concretizar esses resultados, mas enquanto isso temos a certeza de que seus benefícios prevalecem então podemos consumir mais esse alimento.


Segue uma sugestão de Receita com Ovos, nada melhor para comemorar o Dia do Ovo, fazendo uma preparação com ele. :)

Sufle de Ovos, Espinafre e Presunto 

Ingredientes:
1 molho de espinafre refogado em azeite de oliva 
5 ovos
1 xícara de chá de parmesão ralado 
1 xícara de chá de mussarela ralada grossa 
1 cebola picada 
Sal 
Pimenta moída

Modo de Preparo: Aqueça 4 colheres de sopa de azeite. Junte as folhas de espinafre misture bem e deixe murchar. Em uma tigela bata os ovos, junte os queijos. Tempere com sal, cebola e a pimenta. Junte o espinafre frio.

Montagem: Unte forminhas com azeite. Forre-as com fatias de presunto no fundo e laterais. Encha a forminha com as misturas de ovos e espinafre. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus até os ovos cozinharem. Desenforme e sirva quente ou frio.
Dica nutricional: Arroz integral é um acompanhamento perfeito para a preparação, assim a refeição fica completa.

Fontes: 
Novello, D., Franceschini, P., Quintiliano, D. A., Ost, P. R. Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. ALAN. v.56, n 4, 2006.
Metelo, R. F. A. M. A Vitamina D e sua importância nos Ovos de Aves. 
http://www.ovosbrasil.com.br