Como Ser Saudável?

Aprenda 10 passos para uma Qualidade de Vida Adequada e uma Alimentação Equilibrada.

Como se livrar do mal do século??? O Sedentarismo

Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.

Gomas Vegetais

Diariamente, todos consomem alimentos que em sua composição estão presentes estes tipos de elementos, principalmente os industrializados.

14 de Outubro "Dia do Ovo"

A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de Outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”.

A Verdade Sobre a Comida

Veja minha dica de leitura para o Mês de Outubro e conheça mais sobre os alimentos com seus fatos científicos e dicas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

[Fique por Dentro] Cereais Integrais

Os hábitos alimentares exercem grande influência sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde geral dos indivíduos. Estudos epidemiológicos sugerem que uma dieta rica em fibras dos cereais ou produtos à base de grãos integrais previne obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e alguns tipos de câncer.
Apesar de todas as evidências, são alarmantes os resultados do consumo de dieta ricas em gorduras e pobre em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais em  países desenvolvidos e países que ainda estão em desenvolvimento. O perfil alimentar de uma determinada população está associando a aspectos culturais, socieconômicos e demográficos que precisam ser compreendidos para tornar eficaz uma ação ao controle de doenças causadas por baixo consumo desses determinados alimentos.


Composição do Grão Integral


Ao lado, exemplificamos a composição do grão integral.


Para o grão ser completo ele precisa ter 3 camadas:
 1. Farelo (casca do grão) camada mais externa rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas;
 2. Endosperma (parte intermediária) que fornece energia, por ser rico em carboidrato, apesar de possuir em sua composição proteínas e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B;
 3. Gérmen (semente do grão) rica em vitaminas E ,vitaminas do complexo B e minerais embora seja menor mas se transforma em uma nova planta.
Quando esses grão são moídos ou refinados a camada externa (farelo) e o gérmen são removidos ficando somente o endosperma, ou seja, a maior e melhor parte do valor nutricional do cereal desaparece porque, se comparar, das três partes o endosperma é o que possui menor concentração de nutrientes.É a combinação das três partes que oferece ao organismo todos os benefícios, assim ingerindo alimentos com a composição integral obtém nutrientes adicionais que não podem ser ingeridos somente pela fibra.


Os cereais integrais são fontes dos dois tipos de fibras (solúveis e insolúveis) sendo que esses, especificamente, em geral tem em sua composição um maior teor de fibras insolúveis como no caso dos grãos integrais (cevada, farinha integral) o arroz e o centeio. São alimentos de baixo índice glicêmico, fazendo com que sua glicemia fique estável e não haja picos de insulina a todo momento, grande responsável por estocar gorduras corporais.
Alimentos fonte de cereais integrais são visualizados através da embalagem Ex: 100% Integral, são facilmente encontrados em supermercados, e atualmente existe uma infinidade de produtos à base de farinha integral portanto é fácil incorporá-los em uma dieta, trocando seus carboidratos composto por farinha de trigo branca por integrais.
Exemplos: O café da manhã pode substituir o pão francês pelos pães integrais de sua preferência, durante o lanche substitua iogurtes normais que contém composição de açúcares por integrais, para o almoço porque não substituir o arroz branco pelo arroz integral? Viu como é simples se alimentar de maneira mais saudável nas refeições.
Além dos carboidratos serem parte fundamental em todas as nossas refeições, deve-se consumir, segundo estudos, até 3 porções por dia, porque nos dão energia e ainda são fontes de fibras.




Fontes:
Freqüência do consumo de dietas ricas em gordura e pobres em fibra entre adolescentes. Rev.Saúde Pública.vol 41. n 3. São Paulo, Junho.2007.
Dietary Fibers: current trends and health benefits in the metabolic syndrome and type 2 diabetes. Arq. Bras. Endocrinol Metab. vol 53. n 5. São Paulo, Julho 2009.
http://www.nestle.com.br/PortalNestle/CereaisIntegrais

[Parceiros] O Blog na Rede da Empresa Sapore

Quero comemorar a primeira conquista, entre muitas que estão por vir, do Blog.
O Blog Qualidade Nutricional virou fonte de informação para o Sapore News!

A Sapore é uma empresa focada em inovação e seu conceito sempre foi trazer para o mercado estratégias para fazer diferente - sempre!
Pensando em seus milhares de Colaboradores, os canais de informações da Empresa trás notícias atuais sobre a empresa, seus clientes e fornecedores, é claro, e também foca a "Qualidade de vida", divulgando notícias sobre Nutrição, Saúde e Bem Estar, assim como o Blog, que tem como objetivo semear vida mais saudável.
A Sapore é nossa parceira e divulga sempre, no canal de informação "Pra Você" os posts do Qualidade Nutricional.

Confiram!!!

Acesse o Blog para visualizar a reportagem completa ou acesse o link na imagem abaixo para conhecer mais sobre as substâncias que contém os alimentos industrializados que consumimos diariamente.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

[Dicas] Como se livrar do mal do século??? O Sedentarismo


"...Nada como tomar um chope com os amigos depois do trabalho, saborear aquele tradicional churrasco das tardes de sábado (com a latinha de cerveja acompanhando a carne, claro) e dividir o resto do final de semana entre a cama e o sofá, à frente da TV. Se você se identificou com o perfil , está sob o risco de ter um piripaque. "Pacientes sedentários têm um risco de mortalidade maior em relação àqueles com problemas de coração, mas que realizam alguma atividade física regularmente"


O Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século,está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
É importante ressaltar que a falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
As consequências da epidemia do sedentarismo para a saúde física incluem doenças, entre as mais conhecidas,  o diabetes, a hipertensão, a hipercolesterolemia (ocorrência de alto nível de Colesterol no sangue), a obesidade, diversas formas de câncer, a osteoporose, calculose renal, biliar e podendo causar até disfunção erétil. Em relação a  saúde mental, os efeitos não são menos devastadores. 
Quando recebemos o diagnóstico dessas doenças relacionadas ao sedentarismo, precisamos estar preparados para não apenas contar com as propostas médicas baseadas em terapias farmacológicas ou cirúrgicas, porque a um significante número por trás dessas doenças crônico-degenerativas que correspondem por mais de 70% de gastos com a saúde pública no Brasil, resultante da falta de conscientização a comportamentos que vão à frente o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo.
A importância de prescrever e monitorar o nível de atividades físicas em pacientes, é responsabilidade de um profissional de saúde moderno e preparado.

Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.

  1. Adultos devem realizar, no mínimo,30 minutos de atividade física, pelo menos cinco dias da semana de intensidade moderada;
  2. Levante-se para trocar o canal da televisão, assim você vai eliminar 3 calorias, do contrário vai eliminar apenas 1 caloria utilizando o controle remoto;
  3. Abrir o portão de maneira tradicional, ou seja, sem acioná-lo através do controle, faz com que seu corpo elimine 3 calorias também;
  4. Esperar por uma pizza em casa, durante 30 minutos, você vai eliminar 15 calorias. Cozinhando, pelo mesmo período você elimina 25 calorias;
  5. Digitar e enviar Emails no período de 4 minutos vai eliminar 2 calorias. Andar um minuto, até o colega de trabalho, ou falar em pé durante 3 minutos vai eliminar 6 calorias.
  6. Ficar sentado durante 30 minutos elimina 30 calorias. Ficar em pé durante 60 minutos gasta 70 calorias.
  7. Estacionar o carro bem próximo ao destino é habito de muitos sedentários, essa atitude e caminhar por mais 10 segundos elimina 0,3 calorias (quase nada). Andar por 2 minutos 5 vezes por semana, consomem 8 calorias.
  8. Dirigir por 40 minutos e andar mais 5 minutos dentro do estacionamento consomem 22 calorias. Substituir esse hábito por caminhar durante 15 minutos até o ponto de ônibus, duas vezes ao dia, favorece a perda de 60 calorias.
  9.  Levar o cachorro até a porta, consome 2 calorias. Passear com ele durante 30 minutos consome 150 calorias.
  10. Levar o carro ao lava rápido 1 vez por semana gasta 18 calorias. Deixar a preguiça de lado e lavá-lo consome 300 calorias.


Dica Nutricional: A disciplina de praticar atividades físicas diariamente, realizar alimentação equilibrada, sem exageros e consultar um médico regularmente, realizando exames de rotina é fundamental para prevenir doenças crônico-degenerativas e sedentarismo.



Fontes:

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

[Fique por Dentro] Alimentos Industrializados

Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado dos alimentos.
Eles são bem práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos. O único trabalho é abrir a embalagem, e mesmo as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos "in natura", tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.
E para conseguir essa praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com freqüência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos. O nome de muitos desses produtos químicos vêm codificados, talvez para que o consumidor não se assuste ao ler estas informações do rótulo. Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos "in natura", e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados.
Abaixo segue uma lista dos principais produtos químicos encontrados nos alimentos industrializados:

Corantes: A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. A gelatina de morango, por exemplo,  se fosse transparente não faria sucesso.
São encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.

Aromatizantes: Tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma.  Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, pois como já foi dito, isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.
Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.
Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e aroma.
São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.

Conservantes: Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.
É possível reconhecer o uso de conservantes na composição dos produtos a partir da leitura dos rótulos das embalagens.
São encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.

Antioxidantes: Os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles tem sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de "ranço" por algum processo de oxidação.
São encontrados em sorvetes, leite em pó instantâneo, leite de côco, produtos de cacau, conservas de carne, cerveja, margarina, óleos e gorduras em geral, farinhas, polpa e suco de frutas, refrescos e refrigerantes.

Estabilizantes: São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos. É possível identificá-los nos rótulos das embalagens pelos códigos ET1 até ET29.

Acidulantes: São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes.
Os acidulantes podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar um sabor ácido ou agridoce nas bebidas.
Também aparecem codificados nas embalagens, sendo reconhecidos pela letra H. 
São encontrados nos sucos de frutas e refrigerantes, entre outros.

Aditivos Alimentares: Os aditivos alimentares são largamente utilizados pela indústria alimentícia.Na prática isso significa controlar o consumo de alimentos industrializados, diversificando ao máximo a dieta. Assim, o consumidor elimina o risco de estar acumulando altos níveis de uma determinada substância química no organismo. A dosagem de cada um dos aditivos considerada segura é determinada pela FAC e pela OMS - respectivamente Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Organização Mundial de Saúde.

O significado e a indicação dos estranhos nomes nos rótulos dos produtos industrializados, estão abaixo, assim você fica atento na compra dos produtos.
  1. C: São corantes naturais (Cl) ou artificiais (C2).
  2. F: Indica aromatizantes ou flavorizantes, que têm o papel de realçar, respectivamente, o odor e o sabor dos alimentos. Há naturais e artificiais.
  3. EP: Sinônimo de espessante, cuja função é dar consistência ao alimento. Geralmente, é de origem vegetal.
  4. U: É o umectante. Que impede o ressecamento do alimento.
  5. AU: São os anti-umectantes, que evitam a absorção de umidade.
  6. ET: Indica a presença de estabilizantes para impedir que os diferentes ingredientes se separem. Os mais comuns são óleos naturais.
  7. H: Sigla dos acidulantes, responsáveis por acentuar o sabor ácido do alimento industrializado. Alguns estão naturalmente presentes nas frutas.
  8. D: Ou edulcorantes. Usados nos produtos dietéticos em substituição ao açúcar
  9. P: Significa a presença de conservantes.
  10. A: São os anti-oxidantes, que evitam a rancificação de produtos gordurosos.

Tabela com alguns exemplos de alimentos industrializados:

Produtos
Aditivos
Principal Risco
Dicas
Salsicha
Antioxidantes e realçador de sabor
Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável.
Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.
Pudins e Iogurtes
Espessante, aromatizante, acidulante, conservantes e corantes.
Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.
Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.
Hambúrguer
Antioxidante, conservante, corante, estabilizante e realçador de sabor.
O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.
Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.
Gelatinas, Balas e Doces
Acidulante, aromatizante e corantes artificiais.
Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.
Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.


Fontes:
Cartilha Novas Tecnologias - Procon-PBH
http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm