Como Ser Saudável?

Aprenda 10 passos para uma Qualidade de Vida Adequada e uma Alimentação Equilibrada.

Como se livrar do mal do século??? O Sedentarismo

Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.

Gomas Vegetais

Diariamente, todos consomem alimentos que em sua composição estão presentes estes tipos de elementos, principalmente os industrializados.

14 de Outubro "Dia do Ovo"

A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de Outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”.

A Verdade Sobre a Comida

Veja minha dica de leitura para o Mês de Outubro e conheça mais sobre os alimentos com seus fatos científicos e dicas.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

[Agenda] 31 de Agosto "Dia da Nutricionista"


"Dia do Nutricionista"



O Dia do Nutricionista, 31 de Agosto, foi instituído em referência a data de criação da primeira associação da categoria - a Associação Brasileira de Nutricionista (ABN), no Rio de Janeiro, em 1949, que deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (FEBRAN) e, posteriormente, a atual ASBRAN. A ANB foi idealizada por Firmina Sant'Anna, sua primeira presidente e pioneira na chefia de um serviço de alimentação. Esta profissional organizou o Serviço de Nutrição do Hospital do Servidor Público do Rio de Janeiro, após concluir o curso de Nutrição na Escola Pedro Escudero, em Buenos Aires, na Argentina. A Professora Firmina foi também responsável pela criação do desenho do símbolo da Nutrição- com ramo de trigo, balança e cobra, nas cores verde e branca. (Exposta ao lado direito)


"História da Profissão"

A trajetória da profissão de nutricionista no Brasil, descrita pelo Professor Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, em sua obra O nutricionista no Brasil: uma análise histórica, adota um recorte em quatro fases distintas. 
A Primeira fase, denominada de Fase da Emergência da Profissão, compreendida entre 1939 a 1949, é marcada pela criação do primeiro curso de Nutrição na Universidade de São Paulo, período em que a nutrição - enquanto campo específico do saber e atividade profissional - mostrou-se institucionalizada e incorporada a um segmento mais amplo da sociedade brasileira.
Segunda Fase, chamada por ele de Consolidação da Profissão, vai de 1950 a 1975, e é caracterizada tanto pela ampliação do número de cursos, de nutricionistas e de áreas de atuação, quanto pela luta para regulamentação da profissão.
Terceira Fase é denominada de Evolução da Profissão (de 1976 a 1984) e se destaca por dois fatos históricos: o primeiro, pela instituição do 2° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), com repercussão fundamental na aceleração do processo de criação de novos cursos, e o segundo, pela criação dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas.
Quarta e última Fase denominada Reprodução Ampliada corresponde ao período de 1985 a 2000 e se caracteriza pelo crescente processo de mobilização e politização da categoria, que resultou na realização de importantes eventos técnico-científicos. Outro importante registro desta época foi o da substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990, e, por fim, a aprovação da Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, que cumpriu o papel de estabelecer não somente o campo de atuação do nutricionista como também o das atividades privativas deste profissional e os instrumentos legais para sua identificação, reforçando o papel dos Conselhos como órgãos fiscalizadores do exercício legal da profissão. Esta Lei revogou a de n° 5.276/67 e está em vigência até o presente momento.
Nesta última fase, destaca-se a ampliação dos campos de atuação profissional, que tem gerado uma demanda pela educação permanente do nutricionista e pela adoção de novos conhecimentos e ferramentas tecnológicas, particularmente na área de informática. Após esta quarta fase definida por Francisco Vasconcelos, fatos importantes consolidaram o papel do nutricionista na promoção da alimentação saudável da população brasileira como a inserção deste profissional em políticas públicas de saúde, a exemplo dos Programas de Alimentação do Trabalhador (PAT), de Atenção Básica e de Alimentação Escolar.
O nutricionista ampliou significativamente sua atuação e, atualmente, está presente em campos até pouco tempo impensáveis: hotelaria, área esportiva e marketing, redes de fast food e de inspeção de alimentos, consultoria e cozinhas experimentais, dentre outros. O Sistema CFN/CRN tem articulado a participação deste profissional em diversos fóruns de discussão e deliberação de políticas relacionadas com a alimentação e nutrição como o Conselho Nacional de Saúde e o Fórum de Entidades Nacionais dos Trabalhadores de Saúde.

"Retrato da Categoria"

  • Em todo o Brasil existem 74.111 nutricionistas.
  • São 309 cursos de Nutrição.
  • 96,5% dos profissionais são do sexo feminino.
  • A faixa etária da maioria dos profissionais é de 26 a 40 anos.
  • A área de atuação com maior concentração de profissionais é a de Nutrição Clínica (41,7%), seguida da área de Nutrição Coletiva, onde atuam 32,2% dos nutricionistas
  • maioria dos profissionais está atuando nas capitais brasileiras.

"Mensagem ao Nutricionista"

Nutricionista não se apaixona... alimenta sentimentos. 
Nutricionista não faz exercício... queima calorias. 
Nutricionista não bebe... lesa as células hepáticas. 
Nutricionista não come doce... ingere CHO de alto índice glicêmico. 
Nutricionista não lava louça... higieniza utensílios. 
Nutricionista não faz comida... ensina a comer. 
Nutricionista não come kani... ingere peixe sabor sirí. 
Nutricionista não tem dor de estômago... tem desconforto gástrico. 
Nutricionista não toma remédio... utiliza fármacos.
Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez... tem picamalácia. 
Nutricionista não tem IMC normal... é eutrófica. 
Nutricionista não é universitária... é profissional em constante treinamento! 

Feliz Dia das Nutricionistas! 



Fontes:
Pesquisa Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil - 2005 -Conselho Federal de Nutricionistas.
http://www.cfn.org.br/novosite/conteudo.aspx?IdMenu=96
http://www.cfn.org.br/novosite/arquivos/Estatistico-1-Trimestre-2011.pdf


terça-feira, 30 de agosto de 2011

[Agenda] 29 de Agosto "Dia Mundial de Combate ao Fumo"

Antes de apagar o último cigarro, mude a alimentação. Essa é a dica de um grupo de pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, que descobriram que certos alimentos têm o poder de melhorar ou piorar o gosto do tabaco. Dos 209 participantes do estudo, 45% disseram que o consumo de leite, iogurte, frutas, legumes e sucos naturais diminuiu sua vontade de fumar. Por outro lado, esses mesmos participantes tinham mais desejo de acender um cigarro depois do consumo de doces, café, refrigerantes e álcool.
Para os pesquisadores, a descoberta é importante porque incentiva fumantes a adotarem hábitos alimentares saudáveis antes de tentar largar o vício e não depois, o que evita o ganho de peso comum entre os ex-fumantes, ajuda a melhorar a disposição e alivia sintomas da crise de abstinência.
A saúde dos fumantes geralmente não é boa e que melhorar a alimentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

Mudanças nutricionais ajudam a controlar a ansiedade e recuperam o organismo, em especial o sistema respiratório, pois a maioria dos fumantes são sedentários, ingere alimentos calóricos e abusa do café, do álcool e dos carboidratos. Além disso, consome poucas fibras, vitaminas e minerais, o que facilita o aparecimento de doenças. 

Vitamina C e Vitaminas do Complexo B para Fumantes
Quem fuma há muito tempo deve aumentar a ingestão de antioxidantes como a vitamina C e as vitaminas do complexo B. Abaixo indicações de alguns alimentos para quem fuma:
  1. O brócolis, couve flor e repolho contém sulforafano, um antioxidante que ajuda a recuperar o pulmão. Já a batata é rica em carboidrato e diminui a ansiedade provocada pela falta do cigarro, assim como a banana, que é rica em magnésio. Frutas cítricas como a laranja, o caju, o limão e a acerola são excelentes fontes de vitamina C, que previnem o envelhecimento precoce;
  2. Tomate, Melancia e Goiaba são fontes de licopeno, que além de combater o envelhecimento das células, estimula o sistema de defesa do organismo;
  3. Aloe Vera rica em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes. Fonte ainda de aminoácidos e enzimas importantes para o metabolismo. Tem importante papel na saúde digestiva e no processo de desintoxicação;
  4. Uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto, atuam no combate aos radicais livres.
  5. Chocolate amargo (com 70% de cacau ou mais em sua composição), possui substâncias com ação antioxidante.
  6. Alho fornece antioxidantes como a aliina e alicina. Deve ser consumido cru na forma de tempero, por exemplo.
  7. Óleo de coco de excelente ação antioxidante, pode ser utilizado em sucos e saladas.
  8. Arroz, aveia e pão integral são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso, circulatório e digestivo.
    As fibras desses cereais ajudam a proteger o tubo digestivo.
  9. Maçã rica em sais minerais como o fósforo e as vitaminas B1, B2 e niacina, nutrientes essenciais para evitar a fadiga mental, estimular o cérebro e fortalecer o sistema nervoso, a maçã não deve faltar na mesa de quem está tentando se livrar do cigarro.
  10. Azeitonas, nozes, castanhas e abacate são essenciais para o consumo de gorduras na forma natural, evita o aumento de colesterol no sangue e favorece o bom funcionamento do coração, órgão bastante afetado pelo uso de cigarro. Normalmente, o fumante se alimenta mal, o que contribui para níveis alterados de colesterol, principalmente diminuição do HDL.


Definições
Os antioxidantes protegem as células da ação danosa dos radicais livres, produzidos pelo fumo e os desintoxicantes favorecem a eliminação de toxinas


O que acontece quando a fumaça entra na circulação e atinge todos os órgãos e sistemas?

É simples: ela leva radicais livres, monóxido de carbono (que impede a adequada oxigenação), além de substâncias cancerígenas e tóxicas a diversas partes do corpo, como ao coração, podendo causar infarto; ao pâncreas, aumentando o risco de desenvolvimento de câncer e diabetes; e à pele, elevando a incidência de rugas e aumentando as chances de apresentar queloide e má cicatrização.

Estatísticas

Para se ter ideia, segundo informação publicada no site do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o consumo de derivados do tabaco causa:
  1. 50 doenças diferentes;
  2. Provoca cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil;
  3. A cada hora, 23 pessoas perdem a vida por causa da dependência.

Dica Nutricional: Hábitos não se transformam da noite para o dia. Transforme seu cardápio lentamente até ganhar confiança para a mudança maior, que é parar de fumar, justamente para não gerar ainda mais ansiedade. E lembrando que as principais doenças causadoras de morte por fumo, infarto, câncer e diabetes, são também consequências de hábitos alimentares irregulares.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

[Curiosidades] A Influência dos Hábitos Alimentares

Vocês sabiam que as pessoas de um modo geral, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos, despendem cada vez mais de tempo diante da TV?

Estudos realizados no Brasil, há alguns anos, mostram que a TV é um veículo de comunicação utilizado para o entretenimento e para a educação, sendo a maior fonte de informação sobre o mundo. E sabemos que uma exposição de apenas 30 segundos a comerciais de alimentos é capaz de influenciar a escolha de crianças a determinado produto. O que mostra que o papel da TV em relação aos hábitos alimentares deve ser investigado, uma vez que os alimentos veiculados a esses comerciais mostram elevados teores de açúcar, sal, óleos e gorduras. Maus hábitos alimentares estão associados à diversos prejuízos à saúde, entre eles, a obesidade, nos últimos tempos de responsabilidade de Saúde Pública, devido as proporções que atingiram a prevalência da doença no País,  causando a influência sobre os hábitos alimentares e a causa do sedentarismo.


Além de mostrarem a importância que as Redes de TV e os fabricantes dão para a veiculação de produtos alimentícios, os comerciais estão distribuídos ao longo do dia. Esse fator é o mais preocupante visto que crianças disponibilizam maior parte do dia interagindo com a TV, e esse público tendem a sofrer uma maior mobilização a esses meios de comunicação porque influenciam facilmente os estilos de vida, criando comportamento alimentar ilusório. É essencial na tarefa de educar, informar e aconselhar os pais a respeito da influência da TV para que eles possam orientar seus filhos e não se propagar mais as epidemias de doenças relacionadas à alimentação.

Fonte:Revista de Saúde Pública

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[Fique Por Dentro] Açúcar - Demerara, Mascavo, Orgânico, Refinado ou Frutose

Existem muitas dúvidas em relação ao consumo de açúcar. Qual a diferença entre eles? Qual o mais saudável? Vamos esclarecer tudo!!!




As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é : quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto “mais bonito”, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes.
A diferença calórica entre os vários tipos de açúcar no mercado é ínfima. No entanto, o processo pelo qual cada um passa, afeta a quantidade de vitaminas e sais minerais presentes neles.
Nas prateleiras do Supermercados existem, pelo menos, seis tipos de açúcares.

O açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento.

O açúcar mascavo tradicional é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído. Este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom-escuro, em função da variedade e da estação do ano em que é a cana é colhida. Por não passar por processo de refinamento, ele mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar, apesar disso a diferença calórica não é significativa.

O açúcar orgânico no plantio da cana-de-acúcar não são usados adubos nem fertilizantes químicos. O processo de industrialização é livre de cal, enxofre, ácido fosfórico, folímetro e outros elementos adicionados ao produto refinado. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável.

O açúcar refinado é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.


A Frutose é extraída das frutas e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A grande diferença é o seu "poder de adoçar", 33% maior que o açúcar comum.


Fontes:

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

[Dicas] Segurança Alimentar na sua Cozinha

Por mais que tudo pareça correto e limpo, a cozinha é o ponto de encontro preferido das bactérias e um lugar onde elas proliferam livremente: um verdadeiro paraíso de reprodução de micro-organismos dentro de casa. Para reduzir a festa dos micróbios, é preciso conhecer os principais fatores que favorecem a contaminação de alimentos e utensílios.

Comida sobre o fogão: Apenas 30 minutos são suficientes, para permitir a multiplicação das bactérias nos alimentos que estão fora de refrigeração ou fora do aquecimento, ou seja, qualquer alimento fora da faixa de temperatura segura, abaixo de 4°C ou acima de 65°C, corre riscos de proliferação microbiana. Portanto, coma os alimentos que estão quentes.

Escorredor de louças: Se não for higienizados corretamente, também será alvo para transporte de bactérias através das louças que você lavou, e as colocou para secar.

Esponja de lavar louças: Podendo abrigar até 250 milhões de bactérias, de origem fecal, acumuladas através das mãos mal lavadas e passagem de insetos, isso quando não caem no chão.

Lixeira de pia: Se não houver retirada regularmente dos resíduos, e não houver higienização correta do recipiente, poderá transmitir bactérias as louças limpas que estão no escorredor e também aos alimentos não ingeridos que estão sendo preparados.

Pano de pia: Úmidos, podem acumular germes e bactérias por até três dias. Aconselho utilizar panos descartáveis, por exemplo, o *Perflex.

Pregador do Varal: Não são recomendáveis para se fechar embalagens de alimentos, são transporte de luxo para as bactérias. Utilizar sempre pregadores específicos para alimentos, ou colocá-los em um recipiente com tampa vetada.

Tábua de madeira: É, isso sim, mesmo com tantas orientações e apelos publicitários, ainda sim observamos pessoas, ou até mesmo estabelecimentos, utilizando, e sem sombra de dúvidas é um refúgio, onde as bactérias e micro-organismos viverão felizes para sempre. Porque NÃO adianta lavar com água, sabão antibactericida, utilizar água fervente ou até mesmo expor a luz do sol, que elas estarão lá ainda, firmes e fortes para contaminar o alimento que for exposto a ela.


Dica Nutricional: Substitua os utensílios de madeira, por utensílios de Etileno, nome dado aqueles utensílios de plástico branco, resistente. Eles sim, com uma correta higienização, fará com que os processos de preparos de alimentos em sua casa fique mais seguro. Evite utilizar panos de pias, e sim "rodinhos" de plásticos para secagem da superfície. Utilize panos de pratos somente para secar louças, e toalhas para secagem das mãos. O álcool 70%, comercializados nas gôndolas dos Supermercados, são excelentes para desinfeção de superfícies e  utensílios, mas só se utilizado após a lavagem dos mesmos, com água e sabão (esse sim são indispensáveis), e lembre-se não deixá-lo próximo ao fogão, e colocá-lo sempre em um local seguro evitando assim acidentes domésticos.


*Nome mencionado do produto, sem fins lucrativos, somente para exemplo.


Fonte: Revista Conselho Regional dos Nutricionistas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

[Receitas] Bolo de Aveia e Maça

Toda semana, vou colocar um post de uma receita. A qual, eu já fiz e tive o prazer de saborear e com certeza, que tivemos bons resultados e elogios.
A receita abaixo, em especial, foi uma das primeiras que recomendei para minhas amigas, e todas que experimentaram deram retorno positivo e pediram mais receitas desse tipo, fáceis de preparar, recheadas com ingredientes naturais que oferecem benefícios à saúde, substituindo os ingredientes convencionais,  e para a cobertura, que sejam saborosas.
Sempre, nas experiencias com receitas, costumo dizer: "...vou unir o saudável ao agradável", pois ainda haverá uma certa resistência em relação aos ingredientes naturais utilizados, como açúcar mascavo, farinha de trigo integral, farelos de cereais entre outros, mas isso é um assunto que vamos conhecer um pouquinho mais tarde,  comentando sobre os benefícios que cada um oferece.
No geral, as pessoas pensam que esse tipo de receita não irá satisfazer o paladar como as outras que estamos acostumados a saborear. Por que não mudar? E experimentar? 
O prazer de comer, alimentando sua saúde!!!


Bolo de Aveia e Maça

Ingredientes:

  • 3 Ovos
  • 1/2 Xícara (Chá) de leite Integral
  • 1/3 Xícara (chá) de óleo de soja, dar preferências para óleo de canola, milho, girassol.
  • 4 Colheres (sopa) de açucar refinado (não há necessidade de colocar caso não queira)
  • 1 Unidade maça pequena cortada e 4 partes
  • 1 Xícara (chá) de açucar mascavo (aproximadamente 140 gramas)
  • 1 Colher (cha) de canela em pó
  • 1 Xícara (chá) de farinha de trigo (pode utilizar a farinha de trigo integral passando pela peneira 2 vezes ou dividindo a medida total por 1/2 xícara de farinha de trigo branca e 1/2 xícara de farinha de trigo integral peneirada 2 vezes
  • 1 Xícara (chá) de aveia em flocos finos
  • 1 Colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 Unidade de maça pequena descascada e cortada em cubinhos
  • Açucar mascavo e canela para polvilhar
Modo de Preparo:

  1. Bata os 7 primeiros ingredientes no liquidificador até homogeinizar. Adicione a farinha e aveia em 2 ou 3 vezes, batendo a cada adição. Sem bater, agregue o fermento e a maça em cubinhos.
  2. Despeje a massa em forma com cone central (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada, polvilhe açucar e canela e asse em forno moderado preaquecido (180°C) por 45 a 50 minutos.
  3. Sirva ainda morno.
Dica Nutricional: O bolo fica com cor e caracteríticas do açucar mascavo, pois prevalece esse ingrediente na receita, além de ser fonte de fibras.

BOM APETITE!!!