Como Ser Saudável?

Aprenda 10 passos para uma Qualidade de Vida Adequada e uma Alimentação Equilibrada.

Como se livrar do mal do século??? O Sedentarismo

Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.

Gomas Vegetais

Diariamente, todos consomem alimentos que em sua composição estão presentes estes tipos de elementos, principalmente os industrializados.

14 de Outubro "Dia do Ovo"

A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de Outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”.

A Verdade Sobre a Comida

Veja minha dica de leitura para o Mês de Outubro e conheça mais sobre os alimentos com seus fatos científicos e dicas.

domingo, 31 de julho de 2011

[Dicas] Como Ser Saudável?

Na batalha pela saúde, está bem claro quais alimentos estão ao nosso lado. Do lado esquerdo, pulando de um lado para o outro, pronto para partir, cinco frutas ou hortaliças por dia, pães repletos de fibras e iogurtes com pouca gordura. Do lado direito, gordurosos, suados e já sem fôlego, estão os biscoitos, hambúguer com batata frita, queijos processados e pão branco.
Mas qual a diferença entre eles? O que exatamente acontece no organismo? Por que o mingau de aveia e brócolis fazem bem e refrigerantes e sorvetes fazem mal? 
Vamos embarcar nesse blog para descobrir, através de estudos, pesquisas, estatísticas e como seria, de fato uma alimentação ideal e segura principalmente.
E já no primeiro sinal de que alimentação afeta saúde vem da epidemiologia, o estudo que associa estilo de vida, meio ambiente e doenças. Centenas de estudos, porém, revelam que a alimentação ocidental, com grande quantidade de gordura, açucar e poucas fibras, é um dos principais fatores causadores de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.
Na verdade precisamos determinar e conhecer o quão saudável ou nocivo um determinado alimento será, e as variações que ocorre entre os indivíduos.
Para o "start" vamos repensar se realizamos no mínimo 5, entre os 10 principais passos para se obter uma qualidade de vida adequada e uma alimentação equilibrada. Com isso, vamos aprendendo e ligando esses fatores aos próximos posts publicados.

[10 Passos para uma Qualidade de Vida Adequada e uma Alimentação Equilibrada]

  1. Realize de 5 a 6 refeições diariamente, estabelecendo horários, com intervalos de 3 horas a cada refeição, preferencialmente;
  2. Consuma de 4 a 5 porções de hortaliças e vegetais (alface, agrião, rúcula, almeirão,cenoura, chuchu, beterraba, berinjela, etc...) diariamente
  3. Consuma de 3 a 5 porções de frutas (maça, banana, laranja, kiwi, melão, pera, etc...) diariamente;
  4. Reduz o consumo de alimentos ricos em açucares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas, goma de mascar, biscoitos recheados entre outras guloseimas;
  5. Consuma pouco sal refinado (cozinha), evitando também temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas naturais (orégano, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, etc...), especiarias (açafrão, colorau, pimentas desisdratadas, etc...) e limão, assim as refeições se tornam mais saborosas;
  6. Diminua o consumo de gorduras: a quantidade de manteiga ou margarinas, evite frituras e alimentos industrializados que contém gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes. dê preferências para: leite desnatado, queijos brancos (minas, ricota, frescal), carnes magras (frango, peixes) e alimentos preparados em pouco óleo e gordura;
  7. Consuma azeites, e 1 tipo de leguminosa (feijão carioca, feijão branco, feijão preto, lentilha, grão de bico, soja, etc...) diariamente;
  8. Evite fumar e ingerir bebidas alcóolicas;
  9. Beba 2 a 3 litros de água diariamente;
  10. Pratique, no mínimo, 5 vezes por semana, durante 30 minutos, atividade física.

[Aditivo Alimentar] Gomas Vegetais

Quem já ouviu falar, leu em algum rótulo de alimento (fotos) ou na composição de ingredientes do mesmo, os nomes: goma xantana, goma guar, goma arábica, goma carragena, entre inúmeras outras?
Diariamente, todos consomem alimentos que em sua composição estão presentes estes tipos de elementos, principalmente os industrializados.
De maneira geral, o termo "gomas vegetais" indica um grupo de polissacarídeos complexos, dispersíveis em água, utilizados extensivamente na indústria de alimentos, como estabilizantes, espessantes e como substâncias ligadoras. Exemplo: goma arábica, goma guar, carragenanas, alginatos e outras. Existem ainda gomas de origem microbiana: goma dextrana e goma xantana.
Abaixo, exemplos de dois tipos de goma, porém todas são úteis e cada uma com sua especificidade para cada tipo de alimento, dependendo da reação química e interação com os outros ingredientes utilizados para obter um resultado final adequado na indústria alimentícia.





Goma Xantana é um heteropolissacarídeo (tipo de polissacarídeo, ou seja, são estruturas constituídas por mais de um tipo de açucar), obtido através da fermentação do amido de milho juntamente com uma bactéria (boa) conhecida como Xanthomonas Campestris que a sintetiza evitando assim sua desidratação. Suas características são como um pó branco ou amarelo, com odor semelhante ao da terra.
Possui um grande poder espessante (macromolécula que se dissolve facilmente em água, provocando um aumento da viscosidade de modo que resulta um efeito gelificante).
É utilizada para a fabricação de molho para saladas, bebidas, geléias, produtos cárneos, enlatados e sopas.

Goma Guar é um tipo de fibra alimentar solúvel, extraído de uma parte da semente de um vegetal, conhecida como Cyamoposis tetragonolobustambém classificado como um polissacarídeo , são estruturas constituídas por mais de um tipo de açúcar, que, em contato com água, forma um gel altamente viscoso, utilizado pela indústria alimentícia, como espessante, geleificante, emusificante e estabilizantes. Também existem cápsulas de origem fitoterápicas, sendo comercializadas, pelo poder laxante e poder de aumento da saciedade que ela oferece.
Sem esses tipos de substâncias, entre outras, como os conservantes artificiais que você observa na "letrinhas" das embalagens, que provocam reações nos alimentos, não haveria, o tempo prolongado de prateleira no Supermercado e nem o sabor agradável que o alimento proporciona quando é consumido.


Dica Nutricional: Vamos observar as embalagens dos alimentos que consumimos, e incluir na nossa rotina diária, menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais!