Como Ser Saudável?

Aprenda 10 passos para uma Qualidade de Vida Adequada e uma Alimentação Equilibrada.

Como se livrar do mal do século??? O Sedentarismo

Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.

Gomas Vegetais

Diariamente, todos consomem alimentos que em sua composição estão presentes estes tipos de elementos, principalmente os industrializados.

14 de Outubro "Dia do Ovo"

A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de Outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”.

A Verdade Sobre a Comida

Veja minha dica de leitura para o Mês de Outubro e conheça mais sobre os alimentos com seus fatos científicos e dicas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

[Agenda] 14 de Novembro "Dia Mundial do Diabetes"



Criado em 1991, pela International Diabetes Federation (IDF)  em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha do Dia Mundial do Diabetes foi uma resposta ao aumento do interesse em torno dessa doença no mundo.
Celebrado em 14 de Novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Banting que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.
A classificação atual da DM (Diabetes mellitus) proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Americana de Diabetes (ADA) inclui quatro classes clínicas: Diabetes mellitus tipo 1, diabetes mellitus tipo 2, outros tipos específicos de diabetes mellitus e diabetes mellitus gestacional.
O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é a forma presente em 90 a 95% dos casos e caracteriza-se pela resistência à ação da insulina no tecido muscular, adiposo e hepático, acompanhada de menor secreção de insulina. Há uma grande relação, desse tipo de diabetes, com a obesidade e o sedentarismo, estima-se até números entre 60% a 90% dos casos prevalecem pacientes obesos e a incidência é maior após aos 40 anos de idade.
É cerca de 8 a 10 vezes comum que o diabetes mellitus tipo 1, pode ser tratada com dieta restrita, de acordo com uma avaliação nutricional adequada e atividades físicas prescrita e acompanhada por um preparador físico. Pode até necessitar de tratamento medicamentoso oral, de acordo com a avaliação de um médico, e mesmo a combinação de todos esses tratamentos com a aplicação de insulina.
Principais sintomas: Infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés, hiperglicemia, lipotoxicidade, muita sede, perda de peso mesmo sentindo mais fome, fome exagerada, fadiga, entre outros.
Por isso, se você se identificou com alguns desses sintomas, ou não, por preocupações em se sentir seguro, pois as vezes a doença é silenciosa e pode demorar para a descoberta, procure um Médico, realize todos os exames necessários para ser diagnosticado e depois em conjunto com ele, procure um Nutricionista e realize uma avaliação nutricional completa, pois o trabalho dos dois será fundamental para o paciente viver mais e melhor.

Fontes:
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)
Naves,Andréia. Nutrição clínica funcional: Obesidade.Editora VP. São Paulo, 2009.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

[Fique Por Dentro] Alimentos 100% Funcionais

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde.
Essas substâncias não são novidade, como às vezes prega a indústria de alimentos.
As Isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5.000 anos.
O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou artificiais, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais rico em fibras.
E para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem. Mas não se entusiasme demais com os rótulos: 1 litro de leite enriquecido com Ômega 3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.

Lista de Alimentos 100% Funcionais: 

Tomate

Como atua no organismo: O tomate possui uma substância chamada Licopeno, responsável pela sua cor vermelha e precursor da vitamina A. Estudos mostram relação entre o Licopeno e a baixa incidência de câncer de próstata.
Como consumir: Em saladas, sucos, ou preferencialmente como molho, pois a absorção do Licopeno é maior quando o tomate é processado.
Como armazenar: Mante-lo refrigerado sempre, independente se esta em seu estado natural ou industrializado.
Alimentos substitutos: Melancia e Goiaba.


 Peixe

Como atua no organismo: Uma dieta a base de peixe está ligada a baixa incidência de mortalidade por doença coronariana. Os possíveis mecanismos biológicos que reforçam a relação entre ácido graxos Ômega 3 e a prevenção de doenças cardiovasculares incluem a estabilidade dos batimentos cardíacos, regulação da coagulação sanguínea, contração e relaxamento das paredes arteriais e manutenção dos baixos níveis de triglicérides sanguíneos.
Como Consumir: De preferência aos assados ou grelhados, porque os peixe fritos podem perder a estrutura química dos ácidos graxos anulando assim os efeitos benéficos.
Como armazenar:  Não podem ser mantidos fora de refrigeração.
Alimentos substitutos: Linhaça, óleo de canola e azeite extravirgem.

  Soja

Como atua no organismo: A soja possui proteínas de alta importância: o ácido fólico e as isoflavonas. Estudos mostram que as isoflavonas estão relacionadas com a atenuação dos sintomas da menopausa, prevenção de fraturas e redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (bom colesterol).
Como consumir: A soja é muito versátil e pode ser consumida de várias formas: tofu, sopas, bolinhos, hambúrgueres, almôndegas, biscoitos e massas.
Como armazenar: Mantendo longe de umidade, em local fresco e arejado.
Alimentos substitutos: Não há.

 Brócolis

Como atua no organismo: O brócolis é representante da família das crucíferas, sendo rico em Isotiocianatos, Indóis, Tiocianatos e Nitrila - substâncias químicas que atuam como antioxidantes na prevenção de diversos tipos de câncer e degeneração macular.
Como consumir: Cozido no vapor, para evitar perda de nutrientes. Também pode ser usado em tortas, bolinhos e risotos.
Como armazenar: Sob refrigeração e dentro de saquinhos plásticos, sem ar.
Alimentos substitutos: Couve de bruxelas, repolho e couve flor.

  Maça

Como atua no organismo: Contém uma substancia chamada Quercetina - um potente antioxidante que atua na redução de doenças cardiovasculares e diminui a taxa de bactérias na boca, evitando cáries.
Como consumir: In natura, assada, em bolos, biscoitos ou tortas.
Como armazenar: Na geladeira.
Alimentos substitutos: Não há.


 Cenoura 

Como atua no organismo: A cenoura é rica em Betacaroteno, precursor da vitamina A. Estudos têm encontrado relação entre o consumo da cenoura e a proteção contra o câncer de garganta, boca e mama.
Com consumir: Crua ou cozida no vapor, no preparo de receitas tanto doces quanto salgadas.
Como armazenar: Na geladeira.
Alimentos substitutos: Mamão, abóbora e tomate.


Fonte:
Inar de Castro - Pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

[Cultura Nutricional] A História da Alimentação

Montei esse post, para relembrar as evoluções de uma história alimentar em homenagem ao Dia 16 de Outubro, que se comemora o Dia Mundial da Alimentação!!!

A História da Alimentação



A alimentação exerce grande influência sobre o indivíduo, principalmente sobre sua saúde, sua capacidade de trabalhar, estudar e de se divertir.Exerce influência cultural, devido a impactos ambietais e crescimento demográfico.
Passando pela Pré-História, Idade Média, Alimentação nos Tempos Modernos e Idade Contemporânea acompanhamos a evolução dos hábitos alimentares dentro do contexto de cada época.
Fatos marcantes revelam a evolução no aspecto alimentar comparado aos nossos antepassados. A começar pela Idade Média, marcado pela economia de subsistência, lembram-se??? Era a economia baseada na agricultura ou na pecuária que só serve para alimentar e vestir a própria família ou um grupo social na qual não se produz excedentes para o comércio. Eram as piores condições de alimentação possíveis, sendo que nessa mesma época as classes urbanas se privilegiavam com a economia do mercado, ousavam na modificação dos sabores. Já nos Tempos Modernos, marcado pelo grande crescimento demográfico, entre os séculos XVI e XVII, na Europa a queda do consumo de carne enquanto a arte culinária ascendia um mercado de divulgação da modernização francesa e também a elaboração dos livros de culinária.
Não podemos deixar de lado ao aumento no consumo dos açúcares, a produção era enorme, em países como o Brasil, por exemplo, só que ainda as custas de escravos.
Na Época Contemporânea, destacamos Séculos XVIII, XIX e XX, marcada pela Revolução Industrial, com a importação de alimentos e condições sanitárias precárias. Em entre os anos de 1822 a 1930,aqui no Brasil, havia a entrada de imigrantes, para trabalharem, e a influência na cultura alimentar deu início, pois esses imigrantes eram italianos e alemães. E em 1930, com o início da industrialização, houve a decadência da agricultura. A expansão cultural dos investidores ingleses, aqui, importava-se bens de consumo, máquinas e bens de produção, era o "boom" da indústria, fabricação de fertilizantes, equipamentos para a agricultura pesados, mecanização agrícola entre outros...Era o início de uma nova economia, mas não parou aí, a troca da vida rural pela urbana, mudanças no padrão de trabalho, alimentação fora de casa, aumento no consumos de cereais, no consumo de gorduras, como por exemplo as oleaginosas (nozes, castanha-do-pára, avelã, castanha-de-cajú, etc...) e o aumento no consumo do leite, eram características alimentares daquela época também. Então nascem os restaurantes antes conhecidos como Tabernas, Estalagens, mas agora Cozinhas de rua, Restaurantes. Nascem também os mercados municipais de rua, singelos e populares, mercados pequenos e mais tarde os Supermercados características importantes da Época Contemporânea também.
A indústria de alimentos estudava maneiras de higiene e conservação dos alimentos, afinal já estava em prática as novas tecnologias de plantação, colheita, irrigação e fertilização, portanto a indústria tinha que pensar em meios de conservar os alimentos tempo x espaço.
É curioso, mas quem inventou os meios de engarrafamento e conservas? E a comida enlatada então?
Eu respondo, os meios de engarrafamento e conservas, foi estudado pelo Francês, inventor e industrial, Nicolas Appert, descobriu que o aquecimento de alimentos em recipiente fechados poderia interromper o processo de fermentação. Peter Durand, patenteou em 1810 no Reino Unido, substituindo os vidros de Nicolas Appert, por latas de ferro estanhado, iniciando então o uso de latas de metal. Ah! Curiosamente o abridor de latas foi criado em 1815, por que será? Mas voltando as latas, tinham um custo muito alto e eram difícil de abrir, desmotivando assim os consumidores da época, desde então o processo de produção dessas latas conservadoras de alimentos tem se aprimorado, fazendo com que seu custo fique cada vez menor, são cada vez mais utilizadas, prejudicando assim nosso incentivo a sustentabilidade, mas isso é outro assunto e também, as latas eram a única maneira de manter as características do alimentos para sustentar grandes tropas que saiam de navios para as guerras. Para finalizar, o processo de autoclave (esterilização) foi concretizado pelo também Francês Chevallier Appert, através da continuidade do trabalho de conservação dos alimentos, por Nicolas Appert. Louis Pasteur, Cientista Francês também excerce importância nas descobertas da química e medicina, pelos processos que azedava vinhos e cervejas e no processo de pasteurização.
Acontecem 2 grandes importantes Reformas Alimentares, com o progresso nos transportes e agricultura e teoria vitalícia, aparecem os vegetarianos, campanhas contra o álcool, cigarro e alimentos modificados, criação de gados leiteiros e de corte, aumento no consumo da carne, consequentemente e o resultado disso, aumento de doenças pelo culto à gastronomia, sim, ela também tem suas inglórias.
 E agora o " boom"do momento é a "New Nutrition" estudo da composição dos alimentos, advertência para o consumo de álcool e do colesterol, a Era dos "Alimentos Prontos para Servir" refeições fora de casa, uso de microondas, consumo de cerveja, açúcares refinados, salgadinhos, biscoitos, alimentos congelados, embutidos e o pior, a Era " Mcdonaldização" e paralelamente há o aparecimento de novos hábitos alimentares, aumentando o uso de fibras, frutas e hortaliças, cozimentos curtos, temperos discretos e mais saudáveis, crescimento das cozinhas internacionais, principalmente a chinesa, japonesa, árabe, indiana, italiana ...
Cada vez mais diminui as diferenças das práticas alimentares e de hábitos alimentares entre os países e a valorização do modelo rural de alimentação enfatiza cada vez mais os hábitos alimentares e atualmente presenciamos ainda o pior, a crise de fome nos países de terceiro mundo, tudo acontecendo ao mesmo tempo.




quinta-feira, 13 de outubro de 2011

[Agenda] 14 de Outubro "Dia do Ovo"





A celebração do Dia Mundial do Ovo no país, que vai acontecer no dia 14 de Outubro, terá como tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”. Esta campanha vai reunir, pela primeira vez, representantes de todos os elos da cadeia produtiva, desde os produtores, passando por fornecedores de genética, saúde, nutrição, equipamentos e embalagens até o varejo. 
Comemorado sempre na segunda Sexta-feira do mês de Outubro o Dia Mundial do Ovo foi criado pela International Egg Commission, com sede em Londres. O objetivo é levar informação e esclarecer a população sobre os Mitos e Verdades a respeito deste alimento. Para isso, serão realizadas no Brasil ações simultâneas em 10 Estados: São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. 
O Ovo é um alimento completo, rico em nutrientes e economicamente acessível. O colesterol presente em sua gema, também possui propriedades importantes para o organismo.
Por se tratar de um alimento nutricionalmente completo e de alta qualidade, torna-se um alimento mundialmente consumido. Apresenta vitaminas e minerais que ajudam na homeostase do organismo e por ser rico em proteína animal de alto valor biológico fornece aminoácidos essenciais que nosso corpo é incapaz de sintetizar. Vitaminas do complexo B, A, E e K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenóides como luteína e zeaxantina e também fonte importante de colina, um importante componente do cérebro que também são características fisiológicas desse alimento. Demonstrando o seu incontestável valor nutricional pode ser comparado ao leite materno, pois reúne todos os nutrientes necessários para a vida.
Já o consumo do ovo no Brasil é relativamente baixo são consumidos por ano 129 unidades por pessoa, comparados a outros países. Quem lidera esse ranking é o México com um consumo de 342ovos/ano, em seguida o Japão com 330 ovos/ano e em terceiro a China com o consumo de 300 ovos/ano. Devido as pesquisas realizadas nas décadas de 80 e 90 os ovos foram descartados dos hábitos alimentares por ser responsável em aumentar níveis séricos de colesterol, doenças isquêmicas do coração e aterosclerose. Mas tudo era uma questão cultural, pois a preocupação com a saúde viria em primeiro lugar, e esse foi o motivo da diminuição do consumo do ovo no Brasil.
Estudos ainda são insuficientes sobre o consumo do ovo, para avaliar os riscos e benefícios. Portanto desenvolvimento de pesquisas ainda são necessárias para concretizar esses resultados, mas enquanto isso temos a certeza de que seus benefícios prevalecem então podemos consumir mais esse alimento.


Segue uma sugestão de Receita com Ovos, nada melhor para comemorar o Dia do Ovo, fazendo uma preparação com ele. :)

Sufle de Ovos, Espinafre e Presunto 

Ingredientes:
1 molho de espinafre refogado em azeite de oliva 
5 ovos
1 xícara de chá de parmesão ralado 
1 xícara de chá de mussarela ralada grossa 
1 cebola picada 
Sal 
Pimenta moída

Modo de Preparo: Aqueça 4 colheres de sopa de azeite. Junte as folhas de espinafre misture bem e deixe murchar. Em uma tigela bata os ovos, junte os queijos. Tempere com sal, cebola e a pimenta. Junte o espinafre frio.

Montagem: Unte forminhas com azeite. Forre-as com fatias de presunto no fundo e laterais. Encha a forminha com as misturas de ovos e espinafre. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus até os ovos cozinharem. Desenforme e sirva quente ou frio.
Dica nutricional: Arroz integral é um acompanhamento perfeito para a preparação, assim a refeição fica completa.

Fontes: 
Novello, D., Franceschini, P., Quintiliano, D. A., Ost, P. R. Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. ALAN. v.56, n 4, 2006.
Metelo, R. F. A. M. A Vitamina D e sua importância nos Ovos de Aves. 
http://www.ovosbrasil.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

[Fique por Dentro] Cereais Integrais

Os hábitos alimentares exercem grande influência sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde geral dos indivíduos. Estudos epidemiológicos sugerem que uma dieta rica em fibras dos cereais ou produtos à base de grãos integrais previne obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e alguns tipos de câncer.
Apesar de todas as evidências, são alarmantes os resultados do consumo de dieta ricas em gorduras e pobre em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais em  países desenvolvidos e países que ainda estão em desenvolvimento. O perfil alimentar de uma determinada população está associando a aspectos culturais, socieconômicos e demográficos que precisam ser compreendidos para tornar eficaz uma ação ao controle de doenças causadas por baixo consumo desses determinados alimentos.


Composição do Grão Integral


Ao lado, exemplificamos a composição do grão integral.


Para o grão ser completo ele precisa ter 3 camadas:
 1. Farelo (casca do grão) camada mais externa rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas;
 2. Endosperma (parte intermediária) que fornece energia, por ser rico em carboidrato, apesar de possuir em sua composição proteínas e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B;
 3. Gérmen (semente do grão) rica em vitaminas E ,vitaminas do complexo B e minerais embora seja menor mas se transforma em uma nova planta.
Quando esses grão são moídos ou refinados a camada externa (farelo) e o gérmen são removidos ficando somente o endosperma, ou seja, a maior e melhor parte do valor nutricional do cereal desaparece porque, se comparar, das três partes o endosperma é o que possui menor concentração de nutrientes.É a combinação das três partes que oferece ao organismo todos os benefícios, assim ingerindo alimentos com a composição integral obtém nutrientes adicionais que não podem ser ingeridos somente pela fibra.


Os cereais integrais são fontes dos dois tipos de fibras (solúveis e insolúveis) sendo que esses, especificamente, em geral tem em sua composição um maior teor de fibras insolúveis como no caso dos grãos integrais (cevada, farinha integral) o arroz e o centeio. São alimentos de baixo índice glicêmico, fazendo com que sua glicemia fique estável e não haja picos de insulina a todo momento, grande responsável por estocar gorduras corporais.
Alimentos fonte de cereais integrais são visualizados através da embalagem Ex: 100% Integral, são facilmente encontrados em supermercados, e atualmente existe uma infinidade de produtos à base de farinha integral portanto é fácil incorporá-los em uma dieta, trocando seus carboidratos composto por farinha de trigo branca por integrais.
Exemplos: O café da manhã pode substituir o pão francês pelos pães integrais de sua preferência, durante o lanche substitua iogurtes normais que contém composição de açúcares por integrais, para o almoço porque não substituir o arroz branco pelo arroz integral? Viu como é simples se alimentar de maneira mais saudável nas refeições.
Além dos carboidratos serem parte fundamental em todas as nossas refeições, deve-se consumir, segundo estudos, até 3 porções por dia, porque nos dão energia e ainda são fontes de fibras.




Fontes:
Freqüência do consumo de dietas ricas em gordura e pobres em fibra entre adolescentes. Rev.Saúde Pública.vol 41. n 3. São Paulo, Junho.2007.
Dietary Fibers: current trends and health benefits in the metabolic syndrome and type 2 diabetes. Arq. Bras. Endocrinol Metab. vol 53. n 5. São Paulo, Julho 2009.
http://www.nestle.com.br/PortalNestle/CereaisIntegrais

[Parceiros] O Blog na Rede da Empresa Sapore

Quero comemorar a primeira conquista, entre muitas que estão por vir, do Blog.
O Blog Qualidade Nutricional virou fonte de informação para o Sapore News!

A Sapore é uma empresa focada em inovação e seu conceito sempre foi trazer para o mercado estratégias para fazer diferente - sempre!
Pensando em seus milhares de Colaboradores, os canais de informações da Empresa trás notícias atuais sobre a empresa, seus clientes e fornecedores, é claro, e também foca a "Qualidade de vida", divulgando notícias sobre Nutrição, Saúde e Bem Estar, assim como o Blog, que tem como objetivo semear vida mais saudável.
A Sapore é nossa parceira e divulga sempre, no canal de informação "Pra Você" os posts do Qualidade Nutricional.

Confiram!!!

Acesse o Blog para visualizar a reportagem completa ou acesse o link na imagem abaixo para conhecer mais sobre as substâncias que contém os alimentos industrializados que consumimos diariamente.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

[Dicas] Como se livrar do mal do século??? O Sedentarismo


"...Nada como tomar um chope com os amigos depois do trabalho, saborear aquele tradicional churrasco das tardes de sábado (com a latinha de cerveja acompanhando a carne, claro) e dividir o resto do final de semana entre a cama e o sofá, à frente da TV. Se você se identificou com o perfil , está sob o risco de ter um piripaque. "Pacientes sedentários têm um risco de mortalidade maior em relação àqueles com problemas de coração, mas que realizam alguma atividade física regularmente"


O Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século,está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.
É importante ressaltar que a falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
As consequências da epidemia do sedentarismo para a saúde física incluem doenças, entre as mais conhecidas,  o diabetes, a hipertensão, a hipercolesterolemia (ocorrência de alto nível de Colesterol no sangue), a obesidade, diversas formas de câncer, a osteoporose, calculose renal, biliar e podendo causar até disfunção erétil. Em relação a  saúde mental, os efeitos não são menos devastadores. 
Quando recebemos o diagnóstico dessas doenças relacionadas ao sedentarismo, precisamos estar preparados para não apenas contar com as propostas médicas baseadas em terapias farmacológicas ou cirúrgicas, porque a um significante número por trás dessas doenças crônico-degenerativas que correspondem por mais de 70% de gastos com a saúde pública no Brasil, resultante da falta de conscientização a comportamentos que vão à frente o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo.
A importância de prescrever e monitorar o nível de atividades físicas em pacientes, é responsabilidade de um profissional de saúde moderno e preparado.

Confira algumas dicas do Programa Agita São Paulo que é ligado ao Centro de Estudos de Aptidão Física.

  1. Adultos devem realizar, no mínimo,30 minutos de atividade física, pelo menos cinco dias da semana de intensidade moderada;
  2. Levante-se para trocar o canal da televisão, assim você vai eliminar 3 calorias, do contrário vai eliminar apenas 1 caloria utilizando o controle remoto;
  3. Abrir o portão de maneira tradicional, ou seja, sem acioná-lo através do controle, faz com que seu corpo elimine 3 calorias também;
  4. Esperar por uma pizza em casa, durante 30 minutos, você vai eliminar 15 calorias. Cozinhando, pelo mesmo período você elimina 25 calorias;
  5. Digitar e enviar Emails no período de 4 minutos vai eliminar 2 calorias. Andar um minuto, até o colega de trabalho, ou falar em pé durante 3 minutos vai eliminar 6 calorias.
  6. Ficar sentado durante 30 minutos elimina 30 calorias. Ficar em pé durante 60 minutos gasta 70 calorias.
  7. Estacionar o carro bem próximo ao destino é habito de muitos sedentários, essa atitude e caminhar por mais 10 segundos elimina 0,3 calorias (quase nada). Andar por 2 minutos 5 vezes por semana, consomem 8 calorias.
  8. Dirigir por 40 minutos e andar mais 5 minutos dentro do estacionamento consomem 22 calorias. Substituir esse hábito por caminhar durante 15 minutos até o ponto de ônibus, duas vezes ao dia, favorece a perda de 60 calorias.
  9.  Levar o cachorro até a porta, consome 2 calorias. Passear com ele durante 30 minutos consome 150 calorias.
  10. Levar o carro ao lava rápido 1 vez por semana gasta 18 calorias. Deixar a preguiça de lado e lavá-lo consome 300 calorias.


Dica Nutricional: A disciplina de praticar atividades físicas diariamente, realizar alimentação equilibrada, sem exageros e consultar um médico regularmente, realizando exames de rotina é fundamental para prevenir doenças crônico-degenerativas e sedentarismo.



Fontes:

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

[Fique por Dentro] Alimentos Industrializados

Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado dos alimentos.
Eles são bem práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos. O único trabalho é abrir a embalagem, e mesmo as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos "in natura", tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.
E para conseguir essa praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com freqüência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos. O nome de muitos desses produtos químicos vêm codificados, talvez para que o consumidor não se assuste ao ler estas informações do rótulo. Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos "in natura", e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados.
Abaixo segue uma lista dos principais produtos químicos encontrados nos alimentos industrializados:

Corantes: A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. A gelatina de morango, por exemplo,  se fosse transparente não faria sucesso.
São encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.

Aromatizantes: Tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma.  Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, pois como já foi dito, isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.
Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.
Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e aroma.
São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.

Conservantes: Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.
É possível reconhecer o uso de conservantes na composição dos produtos a partir da leitura dos rótulos das embalagens.
São encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.

Antioxidantes: Os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles tem sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de "ranço" por algum processo de oxidação.
São encontrados em sorvetes, leite em pó instantâneo, leite de côco, produtos de cacau, conservas de carne, cerveja, margarina, óleos e gorduras em geral, farinhas, polpa e suco de frutas, refrescos e refrigerantes.

Estabilizantes: São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos. É possível identificá-los nos rótulos das embalagens pelos códigos ET1 até ET29.

Acidulantes: São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes.
Os acidulantes podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar um sabor ácido ou agridoce nas bebidas.
Também aparecem codificados nas embalagens, sendo reconhecidos pela letra H. 
São encontrados nos sucos de frutas e refrigerantes, entre outros.

Aditivos Alimentares: Os aditivos alimentares são largamente utilizados pela indústria alimentícia.Na prática isso significa controlar o consumo de alimentos industrializados, diversificando ao máximo a dieta. Assim, o consumidor elimina o risco de estar acumulando altos níveis de uma determinada substância química no organismo. A dosagem de cada um dos aditivos considerada segura é determinada pela FAC e pela OMS - respectivamente Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Organização Mundial de Saúde.

O significado e a indicação dos estranhos nomes nos rótulos dos produtos industrializados, estão abaixo, assim você fica atento na compra dos produtos.
  1. C: São corantes naturais (Cl) ou artificiais (C2).
  2. F: Indica aromatizantes ou flavorizantes, que têm o papel de realçar, respectivamente, o odor e o sabor dos alimentos. Há naturais e artificiais.
  3. EP: Sinônimo de espessante, cuja função é dar consistência ao alimento. Geralmente, é de origem vegetal.
  4. U: É o umectante. Que impede o ressecamento do alimento.
  5. AU: São os anti-umectantes, que evitam a absorção de umidade.
  6. ET: Indica a presença de estabilizantes para impedir que os diferentes ingredientes se separem. Os mais comuns são óleos naturais.
  7. H: Sigla dos acidulantes, responsáveis por acentuar o sabor ácido do alimento industrializado. Alguns estão naturalmente presentes nas frutas.
  8. D: Ou edulcorantes. Usados nos produtos dietéticos em substituição ao açúcar
  9. P: Significa a presença de conservantes.
  10. A: São os anti-oxidantes, que evitam a rancificação de produtos gordurosos.

Tabela com alguns exemplos de alimentos industrializados:

Produtos
Aditivos
Principal Risco
Dicas
Salsicha
Antioxidantes e realçador de sabor
Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável.
Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.
Pudins e Iogurtes
Espessante, aromatizante, acidulante, conservantes e corantes.
Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.
Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.
Hambúrguer
Antioxidante, conservante, corante, estabilizante e realçador de sabor.
O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.
Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.
Gelatinas, Balas e Doces
Acidulante, aromatizante e corantes artificiais.
Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.
Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.


Fontes:
Cartilha Novas Tecnologias - Procon-PBH
http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm





quarta-feira, 31 de agosto de 2011

[Agenda] 31 de Agosto "Dia da Nutricionista"


"Dia do Nutricionista"



O Dia do Nutricionista, 31 de Agosto, foi instituído em referência a data de criação da primeira associação da categoria - a Associação Brasileira de Nutricionista (ABN), no Rio de Janeiro, em 1949, que deu origem à Federação Brasileira de Nutrição (FEBRAN) e, posteriormente, a atual ASBRAN. A ANB foi idealizada por Firmina Sant'Anna, sua primeira presidente e pioneira na chefia de um serviço de alimentação. Esta profissional organizou o Serviço de Nutrição do Hospital do Servidor Público do Rio de Janeiro, após concluir o curso de Nutrição na Escola Pedro Escudero, em Buenos Aires, na Argentina. A Professora Firmina foi também responsável pela criação do desenho do símbolo da Nutrição- com ramo de trigo, balança e cobra, nas cores verde e branca. (Exposta ao lado direito)


"História da Profissão"

A trajetória da profissão de nutricionista no Brasil, descrita pelo Professor Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, em sua obra O nutricionista no Brasil: uma análise histórica, adota um recorte em quatro fases distintas. 
A Primeira fase, denominada de Fase da Emergência da Profissão, compreendida entre 1939 a 1949, é marcada pela criação do primeiro curso de Nutrição na Universidade de São Paulo, período em que a nutrição - enquanto campo específico do saber e atividade profissional - mostrou-se institucionalizada e incorporada a um segmento mais amplo da sociedade brasileira.
Segunda Fase, chamada por ele de Consolidação da Profissão, vai de 1950 a 1975, e é caracterizada tanto pela ampliação do número de cursos, de nutricionistas e de áreas de atuação, quanto pela luta para regulamentação da profissão.
Terceira Fase é denominada de Evolução da Profissão (de 1976 a 1984) e se destaca por dois fatos históricos: o primeiro, pela instituição do 2° Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), com repercussão fundamental na aceleração do processo de criação de novos cursos, e o segundo, pela criação dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas.
Quarta e última Fase denominada Reprodução Ampliada corresponde ao período de 1985 a 2000 e se caracteriza pelo crescente processo de mobilização e politização da categoria, que resultou na realização de importantes eventos técnico-científicos. Outro importante registro desta época foi o da substituição do nome FEBRAN por Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em 8 de junho de 1990, e, por fim, a aprovação da Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991, que cumpriu o papel de estabelecer não somente o campo de atuação do nutricionista como também o das atividades privativas deste profissional e os instrumentos legais para sua identificação, reforçando o papel dos Conselhos como órgãos fiscalizadores do exercício legal da profissão. Esta Lei revogou a de n° 5.276/67 e está em vigência até o presente momento.
Nesta última fase, destaca-se a ampliação dos campos de atuação profissional, que tem gerado uma demanda pela educação permanente do nutricionista e pela adoção de novos conhecimentos e ferramentas tecnológicas, particularmente na área de informática. Após esta quarta fase definida por Francisco Vasconcelos, fatos importantes consolidaram o papel do nutricionista na promoção da alimentação saudável da população brasileira como a inserção deste profissional em políticas públicas de saúde, a exemplo dos Programas de Alimentação do Trabalhador (PAT), de Atenção Básica e de Alimentação Escolar.
O nutricionista ampliou significativamente sua atuação e, atualmente, está presente em campos até pouco tempo impensáveis: hotelaria, área esportiva e marketing, redes de fast food e de inspeção de alimentos, consultoria e cozinhas experimentais, dentre outros. O Sistema CFN/CRN tem articulado a participação deste profissional em diversos fóruns de discussão e deliberação de políticas relacionadas com a alimentação e nutrição como o Conselho Nacional de Saúde e o Fórum de Entidades Nacionais dos Trabalhadores de Saúde.

"Retrato da Categoria"

  • Em todo o Brasil existem 74.111 nutricionistas.
  • São 309 cursos de Nutrição.
  • 96,5% dos profissionais são do sexo feminino.
  • A faixa etária da maioria dos profissionais é de 26 a 40 anos.
  • A área de atuação com maior concentração de profissionais é a de Nutrição Clínica (41,7%), seguida da área de Nutrição Coletiva, onde atuam 32,2% dos nutricionistas
  • maioria dos profissionais está atuando nas capitais brasileiras.

"Mensagem ao Nutricionista"

Nutricionista não se apaixona... alimenta sentimentos. 
Nutricionista não faz exercício... queima calorias. 
Nutricionista não bebe... lesa as células hepáticas. 
Nutricionista não come doce... ingere CHO de alto índice glicêmico. 
Nutricionista não lava louça... higieniza utensílios. 
Nutricionista não faz comida... ensina a comer. 
Nutricionista não come kani... ingere peixe sabor sirí. 
Nutricionista não tem dor de estômago... tem desconforto gástrico. 
Nutricionista não toma remédio... utiliza fármacos.
Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez... tem picamalácia. 
Nutricionista não tem IMC normal... é eutrófica. 
Nutricionista não é universitária... é profissional em constante treinamento! 

Feliz Dia das Nutricionistas! 



Fontes:
Pesquisa Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil - 2005 -Conselho Federal de Nutricionistas.
http://www.cfn.org.br/novosite/conteudo.aspx?IdMenu=96
http://www.cfn.org.br/novosite/arquivos/Estatistico-1-Trimestre-2011.pdf